O Coachella Valley Music and Arts Festival 2022, um festival anual realizado no Deserto do Colorado em Indio, Califórnia, abriu ao público na sexta-feira, 15 de abril, com instalações imersivas de 11 arquitetos, artistas e designers internacionais. Por meio de explorações de escala, luz, som e cores, as instalações contextuais exploram temas globais como conectividade, sustentabilidade ambiental, imigração, comportamento social e arquitetura, cultura pop e comunidade, e serão exibidas de 15 a 17 de abril e 22 a 24 de abril de 2022.
11 instalações dinâmicas de grande escala recriam objetos e experiências cotidianas como formas e espaços lúdicos, usando abordagens progressivas de luz, estrutura, som e material, além de responder à topografia e biodiversidade únicas do deserto. Além de serem explorações artísticas de temas globais, as instalações também servem como pontos de encontro no vasto campo do deserto.
Construir nosso programa artístico com designers, arquitetos e artistas visuais de todo o mundo e do Coachella Valley permite que os participantes do festival explorem interesses e perspectivas globais compartilhados por meio da experiência em instalações de grande escala, ambiciosas e únicas. Da mesma forma que a música é uma linguagem universal, a experiência desses novos espaços convida à conexão e adiciona um sentido icônico de lugar no espírito do Festival. -- Paul Clemente, diretor do programa de arte do Coachella Valley Music and Arts Festival
Continue lendo para descobrir uma seleção das instalações do Coachella deste ano, juntamente com suas descrições.
Mutts por Oana Stănescu
"Podemos aprender muito com os cães: alegria, desejo pela vida, lealdade, afeição incondicional e uma capacidade infinita de amor entre espécies." O arquiteto romeno de Nova York projetou esculturas caninas recicláveis maciças, cada qual em uma posição típica, para criar um diálogo e uma interação convidativa com os visitantes, pois eles podem tocar o nariz do cachorro que se estica, andar sob o pointer inglês e descansar nas patas do cachorro sentado. As silhuetas marcantes são construídas com armações de aço e preenchidas com uma variedade de plantas coloridas, reduzindo os cães às suas formas mínimas e permitindo que suas expressões falem através de seus contornos e gestos.
Buoyed por Kiki Van Eijk
O designer baseado em Eindhoven, Holanda, criou o Buoyed com "grande otimismo para o futuro". Três boias, cada uma com cerca de quatro andares de altura e inclinadas como se estivessem flutuando em um mar de grama, criam um espaço surreal e feliz para todos os visitantes, com referências culturais que enfatizam a diversidade e a inclusão. A boia esbranquiçada apresenta asas de borboleta espalhadas de seu campanário brilhante que iluminam à noite. A azul combina uma forma de iglu com uma cúpula de retalhos no topo de um moinho de vento de estilo holandês, e a verde apresenta uma base de 7 metros de diâmetro cuja borda macia permite assentos confortáveis. O designer explica que a instalação “é sobre a jornada que estamos fazendo juntos na vida e no Coachella. Quando você está em um festival por alguns dias, você está em uma bolha, em uma única jornada. Todo mundo se torna um.”
Cocoon (BKF + H300) por Martín Huberman
O arquiteto e designer argentino criou uma escultura de nove andares construída com 300 reproduções da icônica BKF, conhecida mundialmente como a cadeira “borboleta”. Em 1940, três arquitetos, Bonet, Kurchan e Ferrari, projetaram a cadeira original, que foi adicionada à coleção permanente do MoMA um ano depois e se tornou um ícone da cultura popular logo após isso. Sua estrutura, que inclui uma “pele” sedosa feita de material têxtil, oferece sombra durante o dia e iluminação à noite.
The Playground por Architensions
Em um gesto colorido para trazer urbanidade ao deserto, Architensions, o estúdio de arquitetura e pesquisa de Alessandro Orsini e Nick Roseboro, apresenta no Coachella Valley uma resposta vertical à expansão suburbana térrea. Focada na interação humana com a arquitetura, a estrutura do módulo abrange quatro torres, cada uma variando de 12 a 17 metros de altura e algumas ligadas por pontes aéreas. Cada torre apresenta uma variedade de formas geométricas, algumas com película dicroica ciano, magenta e amarelo que se misturam com o ambiente à medida que o sol brilha através delas, e outras espelhadas para incentivar as pessoas a interagir com a estrutura.
Circular Dimensions x Microscape por Cristopher Cichocki
O Circular Dimensions (Microscape), de cinco andares, construído com mais de 7620 metros de tubos de PVC, apresenta um espetáculo visual da exploração contínua da água e da história do deserto. O pavilhão contém um laboratório onde cientistas e artistas podem gerar “pinturas de vídeo” experimentais manipulando água, sal e algas do Mar Salton sob microscópios e projetar a atividade em tempo real dentro do “núcleo” do pavilhão.
La Guardiana por LosDos
La Guardiana paira sobre o festival usando um enredo (saia), um rebozo (xale) para carregar seu filho, uma máscara para esconder sua identidade e chifres para representar sua força. A instalação é a guardiã dos imigrantes do México e de todo o mundo. A iconografia em sua saia inclui pessoas andando e viajando de trem e barco em direção ao muro da fronteira, remetendo às razões por trás da perigosa jornada para terras estranhas.
Junto com os novos artistas e designers, vários participantes recorrentes retornaram ao deserto com novas instalações. O estúdio de arte e design com sede no Reino Unido NEWSUBSTANCE retornou ao Coachella pelo terceiro ano com Spectra, uma instalação que ganhou o prêmio The Architect's Newspaper 2018 Best of Design na categoria Lighting-Outdoor, bem como um prêmio Gold 2018 do International Design Awards. Outros designers que retornaram são Do LaB, a equipe criativa de Los Angeles que recriou o palco Warrior One deste ano comoexperiências fantásticas e interativas inspiradas na conexão humana, autenticidade e sustentabilidade ambiental, o artista Robert Bose, designer do balão cinético de 400 metros de comprimento Chain, Don Kennell, artista do Novo México conhecido por esculturas monumentais de animais, e os artistas Raices Cultura da cidade de Coachella, que estão apresentando sua instalação Blooming Culture.